29 outubro 2011

Violetas



O Cultivo:
Difícil encontrar alguma pessoa que diga não apreciar esta planta mimosa que é a favorita das pessoas que querem ter dentro de casa flores bonitas e de fácil cultivo. Como planta herbácea de raízes pequenas, ela não necessita de um vaso muito grande, mas que tenha a boca mais larga, para dar apoio a toda a roseta de folhas. É comercializada em vasos de plástico de tamanho pequeno que podem abrigá-la até um ano, além de serem encontradas facilmente e são muito baratas.

Espécies:
As violetas crescem em quase todo o mundo. Florescem no início da primavera. As folhas, em forma de coração, encobrem parcialmente as flores de cinco pétalas. Cada flor brota na ponta de uma haste fina. Existem mais 300 espécies de violetas. Algumas variedades produzem amarelas ou brancas, mas as azuis e roxas são preferidas no mundo inteiro.


Dicas:

- Embora elas sejam normalmente comercializadas em vasos de plástico, o ideal seria que elas fossem plantadas em vasos de barro, pois tem a vantagem de absorver o excesso de água e permitir que as raízes da planta “respirem” adequadamente.

- Violetas são muito sensíveis ao excesso de umidade, chegando muitas vezes a sofrer ataques de pulgões quando em ambientes muito úmidos.

- Devem devem ser mantidas rigorosamente à meia-sombra pois não gostam de muita luz.

- Pode-se retirar folhas para fazer a propagação por estaquia. As mais velhas devem ser retiradas.  Coloque-as em substrato de enraizamento, que pode ser areia de construção, vermiculita, casca de arroz ou pó de côco. Encharque abundantemente o substrato de enraizamento e deixar escorrer (deve ser um vaso com furos para drenagem). Deixar em local iluminado mas sem sol direto, mantendo o substrato úmido. Coloque as folhas enterrando no substrato.


Fonte: http://www.fazfacil.com.br/jardim/jardinagem_cultivo_violetas.html   /   http://www.flores-online.com/flores/violetas-curiosidades-cuidar-violetas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário