28 dezembro 2011

Um aeroporto muito estranho

Aeroporto Internacional da Madeira, localizado perto de Funchal, Madeira, em Portugal foi inaugurado em Julho de 1964, com duas pistas de 1.600 metros (5.249 pés). Na pista curta fazer um pouso é um negócio complicado, mesmo para o mais experiente dos pilotos. As altas montanhas em torno do aeroporto e do oceano nas proximidades só complicou as coisas. Primeiro os pilotos tem que levar suas aeronaves para as montanhas, e em seguida, encontrar a pista. Ao fazer a mudança de direção, os ventos quentes provenientes do oceano encontram o ar mais frio e seco da montanha, que por sua vez produz turbulência enorme.

Em 19 de novembro de 1977, um Boeing 727 voando a partir de Bruxelas tentou desesperadamente parar depois de tocar baixo 2.000 pés passado o limiar sob forte chuva, ventos fortes e baixa visibilidade, mas deslizou fora da extremidade e mergulhou 200 pés para a terra abaixo matando 131 pessoas a bordo. O acidente levou as autoridades a explorar formas de extensão da pista curta.
Oito anos após o incidente a 200 metros de extensão foi construída sobre o oceano e novamente prorrogado em 2000. Mas em vez de usar aterro sanitário, a extensão foi construída sobre uma série de 180 colunas de concreto, cada um sendo cerca de 70 metros. O comprimento total da pista foi quase o dobro, o que significa que metade da pista é sustentada por pilares.
Para o projeto original de expansão da pista do Aeroporto do Funchal já ganhou o Prêmio Outstanding Structures, em 2004, dada pela Associação Internacional de Pontes e Engenharia Estrutural (IABSE).







Um comentário:

  1. Verdade! Um aeroporto complicado. A pista antes das obras era curta e isso provocou até um dos únicos acidentes com aeronaves portuguesas. O piloto não conseguiu parar o avião e ele caíu no fosso à frente, partiu e explodiu. Isso foi em finais dos anos 70, creio.

    ResponderExcluir