Uma artista norte-americana encontrou uma forma nada convencional de registrar a importância de um hospital de Boston para a população da cidade. Tudo começou quando foi decidido que o Massachusetts Mental Health Center (um centro de tratamento para doentes mentais) teria de ser demolido para ganhar instalações mais modernas. Temeu-se que a memória dos quase 100 anos de serviços prestados à comunidade pudesse ser apagada do dia para a noite, junto com a demolição.A história do local não poderia passar em branco.
E não passou! Contratada pelos administradores do hospital para evitar a “tragédia”, a artista Anna Schuleit criou ali uma obra interativa – em lugar de uma escultura, como lhe havia sido pedido.
Após uma série de visitas ao local, e percebendo a profunda relação que os funcionários e vizinhos tinham com o hospital, ela apareceu com a ideia para a memorável instalação artística chamada Bloom, que encheu o interior da construção de vida e cores.
Executada por voluntários, a obra ocupou todos os espaços do centro de tratamento com nada menos do que 28.000 vasos de flores. Corredores, quartos, escadarias, escritórios e até uma piscina foram preenchidos com toda a sorte de espécies multicoloridas, trazidas de todas as partes dos Estados Unidos.
Mas a melhor parte da instalação é que esse mar de rosas, gerânios, margaridas e tantas outras flores pôde ser percorrido pela população, em uma exposição que durou quatro dias, mas ficou na memória da cidade. O Bloom aconteceu em 2003, mas as fotos oficiais realizadas pela artista – e compartilhadas somente agora – trazem um pouquinho da emoção criada pela instalação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário