O continente europeu é sinônimo de história, cultura e beleza.
É difícil decidir o que prende mais a atenção dos embasbacados visitantes! São maravilhosos palácios, gigantescas catedrais, robustas fortalezas medievais, monumentos de antigos impérios, todos decorados com lindos jardins.
Villandry
Localizado na belíssima região do Vale do Loire, Villandry não passava de pequeno forte de defesa medieval quando foi adquirido por Jean Breton, ministro do rei Francisco I.
Demolida a antiga fortaleza, da qual restou apenas uma torre, foi dado início a construção de um castelo em estilo renascentista, totalmente cercado por lindos jardins simétricos. Finalizado em 1536, é considerado um dos últimos grandes châteux construídos no famoso vale e um dos mais bonitos.
Palácio de Schonbrunn
A origem do palácio de Schonbrunn remonta ao século XIV, quando era ainda conhecido como Katterburg. A propriedade passou pela posse de alguns membros da nobreza local antes de chegar às mãos da célebre família Habsburgo em 1569, quando o Imperador Maximiliano II adquiriu a área na intenção de expandir a área de lazer da família real.
O palácio é cercado por uma belíssima área verde, misto de jardins formais e mata. Na parte mais alta da colina aos fundos está o Gloriette, monumento erigido por ordem da marcante imperatriz Maria Thereza em glória aos ancestrais da família, lembrando sua missão, como sucessores do império romano.
Várias fontes espalhadas pelos belos caminhos completam o clima bucólico do conjunto que conta ainda com o primeiro jardim zoológico do mundo.
Villa D’Este
A Villa d’Este é um grandioso palacete cercado por um imenso jardim, localizado na cidade de Tivoli, distante poucos quilômetros de Roma.
A mansão foi construída no século XVI a mando do cardeal Ippolito II d’Este, filho de Afonso I d’Este e da famosa Lucrécia Bórgia, herdeira do papa Alexandre VI.
Nomeado governador de Tivoli pelo papa Julio III, Ippolito desejou reconstruir todo o luxo e esplendor da corte francesa onde viveu parte de sua infância, mesclada a grandiosidade das antigas vilas que os imperadores romanos construíram na região.
Mesmo com a beleza do edifício renascentista, o que realmente chama a atenção são os imensos jardins. Com mais de mil fontes, cascatas, tanques de água, canais e lagos decorados com lindas estátuas de mármore, a impressão que se tem ao caminhar por suas alamedas é a de estar em um mundo de fantasia.
No século XVIII toda a propriedade passou para a posse da família Habsburgo que a negligenciou. Somente após o fim da Segunda Grande Guerra, quando a Villa passou para o poder do estado italiano, que tiveram inícios as obras de restauração
Hoje todo o complexo, declarado Patrimônio da Humanidade, esta aberto a visitação.
Maison de Monet
Quem poderia imaginar que quando Oscar-Claude Monet, o célebre pintor impressionista francês, estabeleceu-se na pequena Giverny em 1883 estaria mudando completamente a rotina da cidade?
Apaixonado por jardinagem, Monet transformou o grande terreno de sua residência em uma espécie de paraíso particular. Flores multicoloridas, arbustos, lagos e árvores frutíferas foram cuidadosamente plantadas criando uma atmosfera única, digna dos mais belos sonhos.
Foi em Giverny que o pintor criou sua famosa série de quadros conhecidos como “Nenúfares”, inspirados no lago repleto de nenúfares –uma espécie de plantas aquáticas com flores- e na pequena ponte em estilo japonês de seu jardim.
Residenz
De todos estes fascinantes palácios, Residenz, em Würzburg é possivelmente o mais vívido e notável exemplo: em fabuloso estilo rococó foi iniciado em 1683, e conta com dezenas de cômodos fantasticamente ornamentados, incluindo esplêndidos afrescos do mestre italiano Tiepolo.
A propriedade é coroada com imensos jardins formais, que incorporaram diversas tendências da época, principalmente o barroco. Desenhado em dois níveis, as diferentes alturas, aliadas as belas estátuas espalhadas pela propriedade, criam uma paisagem muito especial.
Durante os bombardeios ocorridos ao final da Segunda Guerra Mundial, Residenz foi fortemente impactada, mas seu teto resistiu e, apesar dos enormes danos, pode ser totalmente restaurada, atingindo o status de Patrimônio da UNESCO em 1981.
Nenhum comentário:
Postar um comentário