1 - Prefira água morna no banho. No inverno, a tentação de tomar um banho bem quente prejudica os cabelos, deixando-os mais ressecados. Por isso, lave-os sempre com água na temperatura mais morninha ou, se conseguir, fria.
2 - Use um bom shampoo. Escolha produtos adequados ao seu tipo de cabelo.
3 - Faça banho de máscara uma vez por semana. O hair stylist Bruno Nunes, do salão L’Officiel III, explica que o procedimento ajuda a proteger os fios. A indicação é lavar o cabelo duas vezes com shampoo, tirar a umidade dos fios com uma toalha e aplicar o creme (na quantidade do tamanho de uma moeda de um real) apenas no comprimento e nas pontas. “Depois, massageie bem os cabelos, prenda-os e, se possível, use uma touca térmica. Aguarde de cinco a dez minutos e enxague bem”, recomenda o profissional.
4 - Use protetor térmico na secagem. Na hora de secar os cabelos com secador, utilize sempre um protetor térmico. Além de protegê-lo de agressões, ainda vai ajudar a diminuir o frizz, de acordo com Bruno Nunes.
5 - Distancie o secador dos fios. Não utilize o aparelho tão perto da cabeça, para não agredir o cabelo com o calor excessivo, recomenda Trindade. Também evite ficar com o secador parado no mesmo lugar por muito tempo.
6 - Amenize o calor do secador. Preferencialmente, utilize o difusor de ar no bico do secador, para deixar a temperatura um pouco mais suave para os fios.
7 - Use chapinha com moderação. Como é uma fonte muito direta de calor, a prancha deve ser usada com mais cautela no inverno, para não prejudicar os fios, ressecando-os de maneira exagerada.
8 - Não durma de cabelos molhados. Ir para cama com os fios molhados cria um ambiente úmido e quente no couro cabeludo, o que pode causar o crescimento de fungos e bactérias, aumentar a oleosidade e a incidência de caspa. Se lavar os cabelos à noite, retire a umidade excessiva com uma toalha ou, preferencialmente, seque com secador.
9 - Beba mais água. O líquido ajuda a hidratar de “dentro para fora”, inclusive os cabelos. Mesmo no frio, não se esqueça de tomar pelo menos dois litros por dia.
10 - Cabelos grossos pedem reparador de pontas. Nos fios grossos, utilize o produto após a secagem com o secador para ajudar a proteger a hidratação. “Mas use apenas duas gotinhas, para o cabelo não ficar oleoso”, recomenda Nunes.
11 - Cabelos oleosos pedem shampoo mentolado. Antes de lavar, aplique no couro cabeludo produtos que tenham menta na composição. De acordo com Trindade, eles têm o poder de tirar a oleosidade, mesmo com a água quente do banho.
12 - Cabelos tingidos pedem hidratação imediata. Quando os fios passam por processo químico, a fibra dilata. Por isso, Trindade indica que a hidratação seja feita no momento seguinte ao procedimento para obter maior eficácia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário