21 janeiro 2012

Imagens surpreendentes sobre as fases da vida de um panda


Cada filhote pesa em média 100 gramas ao nascer






Apesar de pertencer à ordem Carnivora, o panda é um animal principalmente herbívoros, alimentando quase que exclusivamente de cerca de 30 espécies de bambu (99% de sua dieta consiste em bambu). Sabe-se que o panda também utiliza insetos e ovos como fonte de proteína. Pode incluir, além de roedores e filhotes de cervos de musk.



Como um legado de seus ancestrais carnívoros sistema digestivo não está totalmente adaptado para digerir as moléculas de celulose contidas no bambu, então eles precisam consumir até 40 kg de bambu por dia (dos quais metade são 23 kg de fezes) tarefa que pode demorar até 14 horas. Seus dentes e mandíbulas fortes são adaptados para esmagar troncos de bambu e atingir a polpa. 
Apesar de um grande consumo de bambu é um grande consumidor de água (40% em peso corresponde à água de bambu, uma figura que chega 90% em surtos), o panda com freqüência beber água de riachos ou neve derretida. 
Em cativeiro sua dieta consiste em bambu, cana-de-açúcar, mingau de arroz, biscoitos especiais são ricos em fibras de cenoura, maçã e batata doce.


Pandas atingem a maturidade sexual entre cinco e sete anos de idade. 
A época de reprodução ocorre durante a primavera (meados de Março a meados de Maio). Durante este período de 2-5 machos podem competir por uma fêmea fértil. Quando um macho se destaca acima do resto fica o direito de copular com a fêmea. Tempo de cópula é curto e varia de 30 segundos a 5 minutos, mas o macho pode montar uma fêmea várias vezes para garantir o sucesso da fertilização. Eles tendem a ser ruidosos, acompanhados de gemidos e gritos.
A gestação do embrião (que pode pesar entre 90 e 130 g, o que representa 1 / 900 do peso da mãe) leva, em média, 135 dias. 
Ao nascer, os jovens são cegos e sua pele tem um tom rosado, um mês após o nascimento ele adquiri sua cor original.
A mãe amamenta sua cria entre 6 e 14 vezes por dia por um período de 30 minutos cada tempo. Embora o filhote de panda é capaz de ingerir pequenas quantidades de bambu aos seis meses, o desmame ocorre com um ano. 

A criação de panda em cativeiro torna-se muito difícil: apenas 10% são alcançado por meio de cruzamentos naturais e apenas 30% das fêmeas ficam grávidas. Além disso, 60% dos pandas cativos perdem totalmente sua conduta sexual.
O bebê só começa a andar aos 3 meses de idade.

Um comentário:

  1. Aumente o númerod e visitas no seu blog ou site com um eficiente gerador!
    http://ideasoftheinternet.blogspot.com/2012/01/gerador-de-visitas-ultimate-backlink.html

    ResponderExcluir